O novo Museu Subaquático que você precisa conhecer!

arte_natureza_capa

Tivemos a oportunidade de contactar e conhecer o trabalho de Jason deCaires Taylor, fundador, escultor e fotógrafo do projeto “Underwater Sculpture”  através do projeto “Arte e Natureza – Museus a Céu aberto”, no qual dois de seus museus subaquáticos (MUSA e Grenada) fazem parte. O livro foi idealizado pela italiana Serena Ucelli e  publicado pela Luste.

 

 

“MUSA é um dos raríssimos e exóticos museus submersos em águas marinhas do mundo; trata-se basicamente de uma grande coleção de esculturas contemporâneas mergulhadas no fundo do mar do Caribe, mais precisamente ao norte do estado de Quintana Roo, Cancun, México. (…) trabalhos em tamanho e escala humanas construídas usando um mix de cimento poroso marinho, microssílica e fibra de vidro.Cada escultura foi desenvolvida utilizando-se essa mistura de materiais para obter um exato nível de acidez, com o objetivo de inibir a criação de corais, o que causaria o desgaste da peça com o passar dos anos. Todas as esculturas estão submersas numa profundidade de 9 metros. É interessante notar o desenvolvimento de seres vivos, como algas, peixes e corais, na superfície das esculturas e que, segundo Taylor, são os verdadeiros artistas naturais do parque!”  

Waldick Jatobá  Curador de Arte

                    

Recentemente Taylor inaugurou seu mais novo e impressionante projeto na Espanha: O “Museu Atlântico”. São mais de 300 peças divididas em 12 instalações e as obras impressionam por sua suntuosidade, incluindo uma parede de 100 toneladas e suas famosas figuras humanas que imitam fielmente a realidade, além de trazer um tema importante para nossa realidade atual: as barreiras entre territórios. Suas figuras demonstram o poder de transição e fluidez, que deve ser discutida. Ele inclusive enfatiza que as noções de propriedade e territórios são irrelevantes para o mundo natural.
“Em tempos de crescente patriotismo e protecionismo, o muro pretende nos lembrar que não podemos segregar nossos oceanos, ar, clima ou vida selvagem como fazemos nossa terra e posses. Esquecemos que somos todos parte integrante de um sistema vivo em perigo.O muro pretende nos lembrar que não podemos segregar nossos oceanos (…)”
Jason deCaires Taylor
O trabalho de Taylor junto a outros artistas e equipe visa trazer o olhar mais próximo a esse difícil momento que vivemos no mundo todo, lembrando do clima e das medidas urgentes que devem ser tomadas antes que seja tarde.

MusaSpain7

MusaSpain

MusaSpain4

MusaSpain1

MusaSpain5

MusaSpain6

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Ops! Este e-mail não é válido.