O japão é aqui! Conheça a Japan House

Provavelmente você ouviu falar sobre a JAPAN HOUSE por esses dias. Não? Bem, esse incrível espaço nada mais é do que um aglomerado de elementos da cultura japonesa para comunidades internacionais, assim como a nossa. Um ambiente convidativo que irá receber com muita hospitalidade seus visitantes e de alguma forma criará a sensação de intercâmbio, trazendo experiências artísticas, gastronômicas, além de cursos e workshops. Haverá também a possibilidade de networking e claro, tecnologia. Uma cultura generosa que veio para trocar conhecimento com a comunidade paulistana e global. São Paulo, assim como Londres e Los Angeles, foi escolhida para receber esse espaço e multiplicar as tradições e inovações japonesas.

Imagem 01

 Imagem 01

BAMBU – HISTÓRIAS DE UM JAPÃO
Nesse sábado passado (06 de Maio de 2017), a JH abriu sua primeira exposição com coleção de obras que apresentam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu. Com diversas formas de aplicação, esse recurso natural será visto como peça misteriosa no cotidiano desse país milenar. A exposição contará com diversas esculturas, os principais nomes da arte do bambu no Japão hoje, obras históricas, relação desse elemento com cerimônias, com a gastronomia e descobertas desde o século 19.

“Cada cultura elege o elemento articulador de sua identidade – por vezes, explicitamente, por outras, silenciosamente. Um animal, uma planta ou um aspecto da geografia podem sintetizar a bagagem cultural de um povo, seus valores, sua visão de mundo. O Canadá, por exemplo, elegeu a árvore de maple; os Estados Unidos, a águia; a Austrália, o canguru; a Rússia, o urso.

O bambu não foi escolhido como símbolo do Japão. Ele é, porém, uma espécie de ingrediente secreto que se manifesta de diferentes formas no tecido cultural do país.  A planta, que de tão onipresente tornou-se imperceptível aos japoneses, é o objeto da primeira exposição temática da JAPAN HOUSE São Paulo. Com ela, celebra-se o encontro de duas culturas que possuem uma riquíssima história de contato.”

Marcello Dantas, curador e diretor de programação da JAPAN HOUSE São Paulo.

2O8A7622
2O8A7549
2O8A7624
2O8A7834
2O8A7840
Fotos: Carol Quintanilha

De 06 de maio a 09 de julho
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Deixe seu comentário

Ops! Este e-mail não é válido.